Como funciona o sistema de Gestão de Filas Qsystems

Uma ferramenta para o serviço de atendimento que resolve o congestionamento das filas de espera, atuando de forma metódica e organizada.

Como funciona QSystems - Gestão de Filas
Num sistema de espera com várias filas, pode ter a sorte de ficar na frente e ser vencedor. No entanto, também é muito provável que fique atrás e saia a perder! Richard Larson, Especialista em Gestão de Filas

O QSystems faz uma gestão inteligente do fluxo dos seus clientes, mantendo-os em apenas uma linha de espera real. O sistema divide essa linha única em várias filas virtuais, que permitem uma melhor distribuição dos clientes em espera pelos vários balcões disponíveis.

Este é o método de atendimento mais justo e correcto para os seus clientes, uma vez que assegura que serão atendidos por ordem de chegada, conforme o nº do seu ticket, e não por escolha de fila. Com o QSystems, os clientes não são obrigados a ficar de pé na fila de espera. Na posse da sua senha, podem esperar confortavelmente sentados, sem se preocuparem em perder a sua vez. O controlo do atendimento fica apenas nas mãos dos funcionários de balcão. Basta um simples toque no botão de chamada e o display informa de imediato as pessoas em espera (sinal sonoro e visual) para qual posto se devem dirigir.

Para além do seu objetivo principal de ordenação de filas, pode aproveitar o display para transmitir promoções e informações importantes, através do rodapé de mensagens. Como o ecrã é determinante para o serviço atendimento e está posicionado num local estratégico, com boa visibilidade, tem a certeza que essas mensagens serão recebidas pelo público.


Arquitetura e componentes do sistema

O hardware e software do sistema foram desenhados para trabalharem em sintonia e estão preparados para atualizações futuras, com novas funcionalidades e aplicativos. A escalabilidade do QSystems dá-lhe a garantia que adquire uma solução flexível, com a possibilidade de expandir-se para novos departamentos, caso seja necessário.

Mainbox QSystems

Mainbox QSystems

Comando Rádio frequência

Comando Rádio frequência

Monitor de atendimento LCD

Monitor de atendimento LCD

Dispensador de senhas manual

Dispensador de senhas manual

Quiosque com Dispensador de senhas automático

Dispensador de senhas automático

Software de Controlo de filas via desktop

Software de Controlo de filas via desktop


Esquema de funcionamento do QSystems

Interação do Cliente

Interação do Cliente

Cliente entra no espaço e retira a sua senha, através de um dispensador de tickets.

Sala de Espera

Sala de Espera

Já na posse do seu ticket, o cliente aguarda comodamente na sala de espera.

Atendimento

Atendimento

Assim que chegar a sua vez de ser atendido, o cliente dirige-se ao balcão assinalado.

Análise de Estatísticas

Análise de Estatísticas

O QSystems integra um sistema de estatísticas, que possibilita analisar o serviço de atendimento de cada balcão.